Marketing para dentistas: Como começar no Facebook do jeito certo – Parte 1

Conforme comentado no artigo anterior, 90% dos Brasileiros acessam o Facebook todos os meses e no artigo de hoje você vai aprender dicas valiosas para começar no Facebook do jeito certo.
Mas antes de começarmos, é importante que você tenha consciência de como se comportar no Facebook. Pois declarações mal interpretadas, comentários maldosos e fotos inadequadas podem manchar a sua reputação como dentista.
Marketing para dentistas: Como começar no Facebook do jeito certo

Em vez de começar dizendo sobre como começar no Facebook do jeito certo, você vai aprender os erros mais comuns de profissionais no Facebook e como evitá-los.

Pegue papel e caneta e anote.

5 erros mais comuns de profissionais no Facebook

Erro #1: Adicionar desconhecidos sem se apresentar

A partir do momento que criamos uma conta no Facebook, precisamos adicionar pessoas para visualizarmos o conteúdo que elas postam e também para que elas visualizem os conteúdos que nós postamos. Na maioria das vezes iniciamos com nossos parentes, amigos, pessoas do trabalho entre outras. No entanto, esse número de pessoas é limitado.

O que muitos fazem?

Vão à busca de pessoas que não conhecem ou pessoas que conheceu a 10 ou 15 anos atrás. Seja na escola, um antigo vizinho ou até mesmo um ex-colega de trabalho.

Muitas pessoas e profissionais encaram o número de amigos no Facebook como status. Eu tenho certeza que você já recebeu alguma solicitação de amizade de alguma pessoa que você não conhece direito.

O desejo de todo dentista é aumentar o número de pacientes do seu consultório ou clinica odontológica, mas cuidado com certas atitudes.

Se você deseja mandar uma solicitação de amizade para alguma pessoa que você não conhece ou não tem muito contato, faça o seguinte. Invista alguns minutos para enviar uma mensagem para esta pessoa se apresentando e dizendo por que você está adicionando. Seja objetivo, mas não deixe de ter esse cuidado.

Erro #2: Não cuidar da ortografia

Há quem cometa muitos deslizes ao postar no Facebook. Tome cuidado com a ortografia no Facebook. Imagens e textos são o formato de conteúdo predominante no Facebook.  Por isso, antes de postar algo, faça uma revisão do seu post. Uma dica é utilizar  o corretor ortográfico no seu navegador.

Erro #3: Pense antes de postar ou compartilhar um conteúdo

Um profissional conhecido precisa tomar muito cuidado com o que postar, pois muitas pessoas confundem liberdade de expressão com poder falar o que quer. Temos que tomar cuidado com o que falamos sobre outras pessoas. Não se esqueça de que, no Facebook, uma postagem pode ser propagada rapidamente para milhares de pessoas.

Erro #4: Falar muito de si mesmo

Você já percebeu que muitas pessoas utilizam o Facebook como se fosse um diário?

Não há problema algum em compartilhar momentos legais da sua vida com seus familiares e amigos, afinal, o Facebook serve para isso também. Evite transformar seu perfil em um Big Brother.

O que publicamos diz muito sobre nossa personalidade, e postar apenas conteúdo sobre si denota certo egoísmo.

Sem dúvida, construímos nossa imagem na rede a partir do conteúdo que publicamos.

Erro #5: Pare e pense antes de postar

Muito cuidado, não confunda liberdade de expressão com poder falar o que quiser. Nunca se esqueça de que em uma rede social, uma postagem pode se propagar pra milhares de pessoas em pouco tempo.

Como começar no Facebook do jeito certo

Ok. Agora você já sabe os erros mais comuns e como evitá-los. A partir de agora, vou tirar uma dúvida de muitos profissionais.

Perfil ou fan page?

Um dos grandes diferencias do Facebook, é a separação de pessoas e marcas. Eu vejo muitas empresas usando um perfil pessoal para divulgarem seu serviço, porém, isso é errado e o Facebook poderá banir seu perfil.

Ao separar interesses diferentes entre pessoas comuns e empresas, todos saem ganhando.

Por quê?

As empresas ou profissionais liberais saem ganhando, pois uma página empresarial possui recursos direcionados ao marketing e os perfis pessoais ficam mais protegidos.

Perfil pessoal

Se você tem apenas a intenção de usar o Facebook para se relacionar com amigos, familiares e compartilhar informações pessoais e se manter informado, você precisa apenas de um perfil. Outro detalhe, um perfil suporta apenas 5.000 amigos no máximo.

Páginas no Facebook

Se você deseja utilizar o Facebook como uma ferramenta de Marketing, você precisa criar a página do seu consultório ou Clinica.

Pois as páginas são direcionadas à fins comerciais, elas possuem recursos e funcionalidades para tal, com destaque ao número ilimitado de pessoas que podem curtir a sua página.

Principais características das páginas

  1. Número ilimitado de fãs;
  2. Utilização de aplicativos;
  3. Utilização de todos os formatos de anúncios;
  4. Dados e informações sobre o desempenho da página;
  5. Integração com sites e aplicativos;
  6. Várias pessoas podem administrar a mesma página.

Agora que você aprendeu que deve utilizar uma página do Facebook para divulgar os serviços de odontologia, eu vou te mostrar passo a passo como criar uma página.

Como criar uma página no Facebook para o seu consultório ou clinica odontológica?

Passo 1 – Começando a criar a página do seu consultório

É recomendado que você utilize um perfil pessoal para criar a fan page do seu consultório. Esse perfil se tornará o administrador da página, e você poderá adicionar mais perfis para gerenciar o conteúdo, os anúncios ou os dados dessa página.

  1. Acesse o seu perfil pessoal no Facebook;
  2. No menu a esquerda, clique em Criar Página.

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Passo 2 – Escolha a categoria e defina o nome, endereço e telefone do seu consultório

Sugiro que você crie através da categoria “Negócios Locais” e preencha as informações do seu consultório e clique em começar.

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Passo 3 – Defina o ramo de atuação e descrição

Agora é possível escolher o ramo de atuação do seu negócio, ou seja, escreva “dentista” na busca. Além disso, é aconselhável que você crie um resumo da página.  Veja imagem abaixo:

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Passo 4 – Adicionar uma imagem

É muito importante definir qual imagem utilizar na página do seu consultório. Sugiro você utilizar uma foto sua, pois o objetivo é que o público reconheça você como dentista. As imagens devem ser de preferência quadrada, ou seja, 200 x 200 pixels de tamanho.

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Passo 5 – Adicionar aos Favoritos

Sugiro que coloque a sua página nos Favoritos do Facebook. Pois ficará mais fácil de encontrá-la e administrá-la.

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Passo 6 – Página criada

Nesse momento sua página está criada e pronta para a criação de conteúdos. No próximo artigo, nós iremos continuar a configuração da sua página no Facebook.

Recapitulando

Você aprendeu os erros mais comuns no Facebook e como evitá-los.

  • Erro #1: Adicionar desconhecidos sem se apresentar
  • Erro #2: Não cuidar da ortografia
  • Erro #3: Pense antes de postar ou compartilhar um conteúdo
  • Erro #4: Falar muito de si mesmo
  • Erro #5: Pare e pense antes de postar

Entendeu a diferença entre perfil pessoal e fan page e aprendeu a criar do jeito certo a página do seu consultório.

Gostaria de lembrá-lo que este artigo faz parte de uma série de conteúdos com o objetivo de ajudá-lo a atrair mais clientes utilizando o poder da Internet. Se você não leu os artigos anteriores, faça isso.

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Como eu posso te ajudar?

Primeiramente, meu nome é Filipe Elidio e sou consultor em Marketing Digital especialista em vendas online. Se você precisar da minha ajuda para analisar o seu consultório ou clínica de odontologia e ajudar você a implementar as estratégias corretas, eu posso te ajudar.

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Grande abraço e até o próximo artigo!

Filipe Elidio

Filipe Elidio é especialista em Tecnologia da Informação, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, empreendedor graduado em Gestão Comercial, Professor e Desenvolvedor de Sistemas WEB. Entre em contato comigo através do e-mail filipeelidio@gmail.com.

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