como aumentar as vendas

Como vender todos os dias na internet – Parte II

No último artigo, como vender todos os dias – parte i, você aprendeu quais são os três pilares para criar um plano que vende todos os dias. Recapitulando, os três pilares são: Autoridade e tráfego, engajamento com o público e boa oferta.

Nesse artigo eu vou compartilhar como você irá gerar engajamento com o seu público e esse pilar é muito importante dentro do processo de vender todos os dias. Pois você se engajando com o público certo, sua empresa começara a criar mais autoridade.

Não importa se você possui uma micro ou pequena empresa ou como profissional liberal, você poderá atrair pessoas interessadas no seu serviço ou produto. Como você já sabe, a internet é um canal muito importante para gerar vendas para sua empresa.

Então, chegou a hora.

Você precisa colocar em prática o que eu vou te ensinar agora.

Engajamento com o público

Quando você vai utilizar a internet para vender todos os dias você precisa se relacionar com as pessoas e não ficar mostrando a sua oferta a todo o momento.

Eu digo isso, pois eu vejo todos os dias principalmente nas redes socais os “panfleteiros digitais”, ou seja, pessoas que ficam postando a oferta a todo o momento. Infelizmente existem muitas pessoas que se dizem profissionais de marketing que são apenas “panfleteiros digitais”.

Se você usa esse método para vender utilizando a internet, você está totalmente enganado. Vou te mostrar agora qual é a maneira correta de atrair as pessoas, gerar engajamento e deixa-las preparadas para sua oferta.

O primeiro passo é você identificar o seu público e quais são os problemas que ele enfrenta e como você poderá ajuda-lo.

Ficou confuso?

Vamos ver um exemplo prático.

Vamos supor que você tem uma clinica de estética. Quais são os problemas que o seu cliente possui e que sua clinica poderá resolver? Uma clinica de estética oferece pelo menos dois tipos de tratamentos: estrias e celulite.

Você pode fazer uma pesquisa com seus próprios clientes e também utilizar uma ferramenta muito simples e que poucas pessoas se atentaram para sua importância. Estou falando do Google Suggest.

Google Suggest

Quando eu digitei a frase “qual o melhor tra” você percebeu que o próprio Google já mostrou algumas sugestões? Essa é a ferramenta Google Suggest. Dentro das opções mostradas nós temos: qual o melhor tratamento para estrias e qual o melhor tratamento para gordura localizada.

Essas sugestões são mostradas porque são termos pesquisados no Google com frequência. Vou escolher o termo “qual o melhor tratamento para estrias”.

usando o google para vender todos os dias

Percebeu quantos conteúdos o Google localizou?

Vou abrir um para nós analisarmos.

usando o google para atrair clientes

exemplo de problema do publico

Podemos perceber que nesse artigo, nós temos muitas informações úteis para o publico de uma clinica de estética. Com certeza depois que a pessoa leu esse artigo ela aprendeu muita coisa sobre estrias. Isso é gerar engajamento com o público. Esse artigo que eu te mostrei é de uma loja que vende produtos para tratar as estrias.

A loja simplesmente não ofereceu o produto logo de cara e sim se relacionou com o público. Esse é o ideal a ser feito.

Bom…

Agora você já aprendeu a usar a ferramenta Google Suggest eu quero que você faça esse exercício.

  • Identifique o seu público alvo e quais os problemas que ele enfrenta e você pode ajuda-lo a resolver. E para facilitar a sua vida baixe aqui o documento: Questionário de Público Alvo.
  • Entre no Google Suggest e faça a pesquisa.
  • Divulgue esse conteúdo em todos os canais de comunicação da sua empresa.

Ok, Filipe! Eu entendi o que precisa ser feito, mas como eu crio a estrutura da mensagem?

Como criar estrutura da mensagem?

Para criar a estrutura da mensagem você precisa seguir os passos abaixo:

  • Público
  • Problema
  • Causa
  • Solução
  • Oferta

Após criar a sua mensagem é necessário divulgar nos canais de comunicação do seu negócio. Os principais hoje são: Blog da sua empresa e as redes sociais como Facebook e Instagram. Através do Blog sua empresa poderá ser encontrada nas buscas pelo Google e através do Facebook você irá se relacionar com o seu público.

Se a sua empresa não possui um Blog, você não sabe o que está perdendo.

Vantagens de um BLOG

  • 87% dos resultados de busca orgânica são posts de Blog.
  • 70% dos links clicados são resultados orgânicos, que não foram pagos.
  • Motores de Busca amam Blogs mais do que um site estático.
  • Através de blogs, uma empresa pode estabelecer confiança com os clientes potenciais.

Se a sua empresa não possui um Blog e você não sabe como criar um blog que gere vendas eu te convido a conhecer o programa Blog de Negócios. Clique aqui e veja como você poderá construir um blog que o Google adora e que gere vendas para sua empresa.

No próximo artigo nós iremos falar sobre a oferta.

Um grande abraço!

Filipe Elidio

Filipe Elidio

Filipe Elidio é especialista em Tecnologia da Informação, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, empreendedor graduado em Gestão Comercial, Professor e Desenvolvedor de Sistemas WEB. Entre em contato comigo através do e-mail filipeelidio@gmail.com.

2 thoughts to “Como vender todos os dias na internet – Parte II”

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