Como aumentar as vendas de um pet shop

Como aumentar as vendas de um pet shop? Ideias criativas para pet shop? Promoção para pet shop? Marketing para pet shop?

O artigo de hoje é para você empresário que possui uma loja de pet shop e que gostaria de aumentar as vendas do seu negócio, mas não sabe como. Você já tentou diversas ações, porém sem grandes resultados e viu seu faturamento cair nos últimos anos.

Mas, fique tranquilo. Neste artigo eu vou te ensinar exatamente o que você precisa fazer para vender  produtos e serviços  no segmento de pet shop.como aumentar as vendas de um pet shop

 

Antes de te explicar o passo a passo que você precisa fazer, eu preciso explicar algumas coisas. Atualmente o melhor canal de vendas para qualquer produto ou serviço é a Internet. Todos nós sabemos da importância da internet e que as empresas precisam estar na internet para atrair mais clientes e vender mais.

Por que a internet é o melhor canal?

O comportamento do consumidor mudou nos últimos anos devido a grande popularização da internet. Metade da população brasileira possui acesso à internet e daqui um tempo basicamente toda a população terá acesso a informação por meio da internet. O Google realizou um estudo sobre o comportamento do consumidor na internet. Clique aqui e leia nosso artigo sobre o  ZMOT.

Então o seu negócio precisa participar dessa evolução constante, pois você precisa estar próximo do consumidor.

E o ponto importante de estar próximo do seu consumidor é romper a barreira do ponto físico e criar o seu negócio na internet.

Dessa maneira você terá diversos benefícios:

  • Melhorar o relacionamento e no compartilhamento de experiências com seu público alvo, sejam clientes atuais ou potenciais;
  • Na mente do consumidor, com uma imagem positiva, respeitada, admirada e desejada. E esta é a melhor proximidade;
  • Você poderá vender para clientes de todo o Brasil através de uma loja virtual;

 

Tudo isto pode parecer difícil para a pequena empresa, mas a verdade é que a evolução do varejo está ao alcance de todos.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância da internet para as empresas, pegue papel e caneta. Feche o Facebook e não se distraia com o celular.

Nesse momento vou te ensinar o que você precisa fazer para aumentar as vendas do seu pet shop.

Como aumentar as vendas de um pet shop

O primeiro passo que toda empresa precisa fazer para aumentar as vendas é possuir uma presença online na internet.

A presença online possui 4 pilares:

  1. Buscas
  2. Conteúdo
  3. E-mail
  4. Mídias Sociais

Vou detalhar para você cada pilar e o que você deverá fazer.

#Buscas

As pessoas pesquisam na internet, todos os dias milhares de buscas são efetuadas no Google, Bing e Yahoo. Vamos a um exemplo.

Veja a imagem abaixo, um exemplo de busca de um usuário procurando um pet shop em determinada cidade.

pet shop em ubatuba

 

pet shop cidade ubatuba

Agora eu quero que você faça o mesmo que eu.

Abra o Google e pesquise pet shop em [ sua cidade ]. Note quais são as empresas que apareceram na busca.

O site ou blog do seu pet shop apareceu nos resultados?

Se apareceu ótimo, você está no caminho certo, senão apareceu ou você não possui o site do seu pet shop, ou seu site não está sendo encontrado pelo Google e você está perdendo vendas. Efetuar pesquisas em sites de busca é um dos comportamentos do consumidor na internet. Então a sua empresa precisa ser encontrada nas pesquisas.

Além das pessoas pesquisarem por uma empresa em certa cidade ou localidade, elas pesquisam sobre assuntos que ajudem a resolverem  problemas.  Então você deve ficar atento e descobrir quais são os problemas do seu público e como o seu produto ou serviço poderá ajuda-los a resolverem seus problemas.

Vou te mostrar um exemplo.

melhore as vendas de um pet shop

pet shop venda mais

O que você percebeu?

Com apenas uma simples consulta eu descobri quais são os problemas relacionados ao seu segmento de atuação. Perguntas como:

Como fazer meu cachorro parar de latir,
Como fazer meu cachorro comer,
Como fazer meu cachorro parar de morder.

Esses foram apenas alguns problemas enfrentados por donos de cachorros.

Quais são outros problemas que o seu público enfrenta?

Você como dono de um pet shop poderá conhecer as respostas desses problemas e você deverá ensinar ao seu público como resolver esses problemas.

Mas…

Eu não sei todas as respostas, como eu posso ajudar meus clientes?

Eu tenho certeza que você como dono de um pet shop conhece veterinários, não é verdade?

Faça uma parceria com algum veterinário, isso será de grande ajuda para os dois lados. Dessa maneira você está gerando conteúdo de valor para o seu cliente.

Descobrindo os problemas que o seu público está passando você está criando uma linha editorial que servirá para o seu Blog e para trabalhar as redes sociais.

#Conteúdo

A partir do momento que você já descobriu como conhecer os problemas do seu público, você deverá criar conteúdos que ajudem o seu público a resolver tal problema.

A melhor maneira de fazer isto é através de um Blog. Um blog é simples de criar e atualmente possui diversas plataformas gratuitas para criação de blog.

Veja o seu próprio exemplo, você estava na internet pesquisando como aumentar as vendas de um pet shop. Você encontrou o meu blog com o conteúdo de seu interesse. Então faça o mesmo, crie o mais rápido possível o blog para o seu pet shop.

Após você criar o blog do seu pet shop e começar a publicar conteúdo relevante, ou seja, de valor para o seu público-alvo, as pessoas começarão a encontrar seu conteúdo através das buscas do Google, e começarão a consumir esse conteúdo.

Então, após o consumidor consumir o conteúdo do seu blog, o próximo passo é escolher os produtos ou serviço que irá lhe ajudar a resolver o seu problema em específico. Agora sim chegou o momento para vender os produtos e serviços do seu pet shop.

O próximo passo é convidar essas pessoas para conhecerem o seu pet shop, pedirem um orçamento,  ligar para o seu pet shop ou até mesmo efetuar a compra online. Esse passo nós chamamos de Chamada para Ação.

Percebeu a importância de um blog para o seu pet shop?

#E-mail

Outro comportamento muito comum são as pessoas acessarem seus e-mails. Ter um e-mail é essencial para utilizar a internet. Para efetuar compras online, acessar as redes sociais você precisa ter um e-mail.

Você deve possuir o e-mail do seu cliente ou futuro cliente, pois dessa maneira você terá acesso direto para conversar com seu cliente. Seja para oferecer um produto e o mais importante se relacionar com o cliente. Você não deve ficar enviando e-mails para qualquer pessoa e sim para seu público alvo e com sua devida permissão, não gerando Spam.

Para você conquistar o e-mail do seu futuro cliente você poderá oferecer um beneficio para o consumidor. Por exemplo:

Cadastre seu e-mail aqui e ganhe 10% de desconto na sua próxima compra ou crie um E-book com conteúdo de valor e ofereça para o seu cliente em troca do e-mail.

#Redes Sociais

E vamos lá, chegou o momento das redes sociais. Outro comportamento muito comum dos usuários de internet é possuir uma conta em alguma rede social.  90% dos Brasileiros acessam o Facebook todos os meses se tornando a principal rede social em nosso país.

Eu vejo muitos empresários utilizando o Facebook da maneira errada. Eu vejo muitas empresas usando um perfil pessoal para divulgarem seu serviço ou produto, porém, isso é errado e o Facebook poderá banir seu perfil.

Pois as páginas são direcionadas à fins comerciais, elas possuem recursos e funcionalidades para tal, com destaque ao número ilimitado de pessoas que podem curtir a sua página.

Você lembra-se dos problemas do seu público?

Muito bem. Você deverá compartilhar as soluções desses problemas na sua página, criar posts relevantes que ajudem o seu público. Dessa maneira você estará criando um relacionamento com seu público alvo.

Antes de vender qualquer produto ou serviço você deverá criar um relacionamento entre o público e a sua marca. Dessa maneira a venda será apenas uma consequência.

Nós vimos nesse artigo que para aumentar as vendas do seu pet shop você precisa criar de uma maneira eficiente à presença online da sua empresa na internet. Criando um relacionamento com seu público e ajudando a solucionar os seus problemas.

Com a ajuda da internet o seu pet shop poderá aumentar as vendas.

Gostaria de ver o seu pet shop assim?

como aumentar as vendas pet shop

Recapitulando

Para criar uma presença online forte do seu pet shop na internet você deverá se atentar aos 4 pilares:

  1. Crie um site/blog: Seu pet shop deverá ser encontrado nas buscas.
  2. Conteúdo: Gere conteúdo relevante, ajude as pessoas a resolverem os problemas antes de você oferecer algo para ela comprar.
  3. Lista de e-mails: Ofereça algo de valor para ela em troca do e-mail pessoal. Dessa maneira você deverá criar uma lista de potenciais clientes.
  4. Rede Social: Crie uma página do seu pet shop no facebook da maneira correta, se relacione com seu público sempre com o objetivo de ajuda-lo.

Como eu posso te ajudar?

Primeiramente, meu nome é Filipe Elidio e sou consultor em Marketing Digital especialista em vendas online. Se você quiser dar o próximo passo para atrair mais clientes eu te convido a conhecer o treinamento Blog de Negócios.  Se sua empresa não possui um Blog e você não sabe como criar um blog que gere vendas eu te convido a conhecer o programa Blog de NegóciosClique aqui e veja como você poderá construir um blog que o Google adora e que gere vendas para sua empresa.

Vantagens de um BLOG

  • 87% dos resultados de busca orgânica são posts de Blog.
  • 70% dos links clicados são resultados orgânicos, que não foram pagos.
  • Motores de Busca amam Blogs mais do que um site estático.
  • Através de blogs, uma empresa pode estabelecer confiança com os clientes potenciais.

Grande abraço e até o próximo artigo!

Filipe Elidio

Filipe Elidio é especialista em Tecnologia da Informação, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, empreendedor graduado em Gestão Comercial, Professor e Desenvolvedor de Sistemas WEB. Entre em contato comigo através do e-mail filipeelidio@gmail.com.

2 thoughts to “Como aumentar as vendas de um pet shop”

  1. Filipe, ótimo o seu conteúdo, principalmente falando sobre a nova jornada do consumidor.

    Tenho um portal de notícias, e identiquei esse padrão do perfil do consumidor, e decidi fazer
    algo similar ao que você sugere.

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